Caracterização Psicossocial do Público-Alvo da Campanha de Sensibilização para a Redução do Consumo Energético da DECO (2008) - J. P. Niza-Braga, 2009

No âmbito de um projecto de sensibilização para a redução do consumo de energia eléctrica (DECO, 2008), foi realizado um estudo de diagnóstico e caracterização psico-social do público-alvo da campanha de modo a permitir o desenvolvimento de estratégias de mudança comportamental mais eficazes. Foi construído e aplicado a 105 sujeitos um questionário que procurou conhecer os comportamentos, atitudes, crenças e percepções do público-alvo em relação ao ambiente, aos problemas ambientais e ao consumo de energia eléctrica. Os resultados obtidos permitiram caracterizar o público-alvo como socioeconomicamente homogéneo, apresentando atitudes extremamente favoráveis em relação à protecção do ambiente e redução do consumo de energia eléctrica e elevada percepção de risco em relação aos perigos ambientais. No entanto, apenas as vantagens económicas percebidas nos comportamentos energeticamente eficientes se mostraram positiva e significativamente correlacionadas com a frequência desses comportamentos. Estes e outros resultados obtidos neste estudo permitiram sugerir e definir novas estratégias de comunicação persuasiva e mudança comportamental, mais eficazes e adequadas às características psicossociais do público-alvo da campanha.

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